Como Encontrar o Seu Estilo no Foodstyling e na Fotografia

Política de privacidade e termos de uso. Camila Seraceni 2019 © Todos os direitos reservados.

Como Encontrar o Seu Estilo no Foodstyling e na Fotografia

É exatamente o seu estilo pessoal que define sua identidade na fotografia e, definitivamente, faz com que as pessoas reconheçam sua obra.



Estilo indica um grupo de características mais ou menos constantes e definidas que permitem a identificação da arte produzida. Estilo é a forma única e particular de expressão, pensamento, atitude.

Uma foto com estilo próprio consegue ser facilmente identificada e reconhecida, através da composição, da luz utilizada e da pós-produção (edição). Um estilo próprio e autêntico permite uma construção mais sólida da sua marca, do seu nome. 

Foodstyling significa Estilo de Comida. O “foodstylist” é o estilista de comida. Cada vez mais estamos entendendo a importância de nossa relação com a comida. Esta, como sendo não somente para saciar a fome de todos os dias, mas também para nutrir corpo, mente e alma. O desejo pelo alimento começa pela visão, ou seja, comemos com os olhos. Uma boa apresentação gera desejo e curiosidade. Desperta emoções, lembranças. Através dela, revisitamos lugares, histórias. 

Foodstlying é a composição de um prato e de uma cena com o objetivo de fazer uma foto. É contar uma história através da junção e combinação de elementos, louças, utensílios, cores. É sobre vender emoções. É exatamente aqui que você aplicará seu estilo próprio.

Fotografia é a reprodução de algo, de uma cena. É poder eternizar momentos. Através de uma boa fotografia de comida, conseguimos sentir a textura, o aroma e até o sabor daquele prato registrado. Conseguimos nos transportar para aquela mesa, desejar um café ou um vinho para acompanhar. Uma foto bem produzida gera desejo de consumo. São os 5 sentidos ativados através da imagem.

Então, como encontrar um estilo próprio?

Com tantos profissionais e marcas no mercado, o diferencial em seu trabalho é o seu estilo, a sua personalidade. Dentro de milhares de imagens todos os dias nas redes sociais, como seu público reconheceria a sua fotografia, a sua marca como sendo autêntica e com estilo próprio? 

É exatamente o seu estilo pessoal que define sua identidade na fotografia e, definitivamente, faz com que as pessoas reconheçam sua obra. 

Encontrar o próprio estilo leva um tempo. É uma construção. Precisa-se de paciência e muito treino. É colocar-se dentro do momento da composição da comida, da cena, de cada detalhe. É enxergar-se naquele propósito, em cada fotografia.

No início, você pode sentir que algo está faltando. Você sentirá ansiedade por ainda não se enxergar ou não notar sua marca e toda sua essência naquelas imagens. As imagens ainda não vão parecer suas. Encontrar seu estilo leva tempo. É um relacionamento com você mesmo, que vai sendo construído a cada tentativa. É colocar-se dentro de cada trabalho. É auto-conhecimento. Não existe separação entre quem você é e sua fotografia.

Quem é você? Do que você gosta? Qual seu estilo de roupa? Qual estilo de arquitetura você prefere? Como é a decoração da sua casa? Qual o tipo de comida que você gosta de cozinhar? Qual seu artista preferido (independente da época)? Onde você gosta de frequentar? Qual seu restaurante preferido? Qual seu país ou cidade preferido (a)? O que te move? Quais cores você mais gosta? 

Comece fazendo esse exercício, detalhada e pacientemente. Vale muito a pena!

É uma jornada, que deve ser curtida com leveza. Ela nunca acaba, sempre vai evoluindo. Porque no momento em que você encontrar seu próprio estilo, você vai continuar desejando inovar em muitos aspectos, técnicos e artísticos. Isso que torna esse trabalho cada vez mais interessante. Desse modo, essa jornada da descoberta do próprio estilo deve ser lindamente aproveitada!

error: Conteúdo protegido!