Como Escolher Louças e Untensílios

Política de privacidade e termos de uso. Camila Seraceni 2019 © Todos os direitos reservados.

Como Escolher Louças e Untensílios

Como Escolher Louças e Utensílios para Food Styling e Fotografia de Comida



Quando comecei a fotografar, eu comprei muitas louças somente porque eram bonitas, sem nenhum critério. Louças estampadas, de diversos tamanhos, cores e profundidades. Depois de um tempo, colocando todas juntas, percebi que não havia nenhuma estratégia em minhas escolhas. 

Estratégia e organização são muito importantes para poupar o bolso e também para evitar superlotar o espaço de nossa casa/estúdio com peças que não vamos usar.

Então, percebi que precisava organizar o meu acervo e me desfazer de algumas peças que não fazia sentido (desfazer = colocar em uso diário em minha casa).

Faça uma lista do que você precisa, de acordo com o seu estilo (veja abaixo) e com o tipo de comida que você mais fotografa. Por exemplo, se você fotografa mais comida do que doces, você não precisa de muitos tipos de boleiras e talheres pequenos; você precisa de mais pratos grandes e talheres de comida. 

Trabalhar o estilo de minha fotografia foi o que definitivamente me ajudou nesse processo.

Qual o seu estilo como fotógrafo (a)?

Qual mensagem você quer transmitir através de suas imagens?

Acesse meu material “Como Encontrar o Seu Estilo no Foodstyling e na Fotografia” no link abaixo:

https://camilaseraceni.com.br/como-encontrar-o-seu-estilo-no-foodstyling-e-na-fotografia/

As louças e utensílios não devem ser os protagonistas de uma foto. A atenção deve estar totalmente voltada para a comida, que é o que queremos mostrar. A comida, em primeiro lugar, deve estar bem apresentada. O food styling começa pelo olhar na aparência da comida.

Contudo, as louças e utensílios também fazem parte da comunicação da marca/estilo do fotógrafo. Eles compõem uma cena e ajudam a contar uma história. 

Como eu trabalho um estilo mais antigo/vintage, eu garimpo peças em feiras e lojas de antiguidades (imagino que em sua cidade deve ter alguma!). Procuro mesclar louças e talheres antigos com cerâmicas mais modernas, com o objetivo de trazer minha fotografia para atualidade.

Não tenha pressa para montar a sua coleção. Aos poucos, você vai buscando nas lojas que você mais gosta. Aproveite suas viagens para garimpar peças diferentes, o que torna seu trabalho mais autoral. 

DICAS PARA VOCÊ MONTAR O SEU ACERVO DE MANEIRA MAIS ASSERTIVA:

  • USE PEÇAS COM POUCO BRILHO

As louças de cerâmica são ideais para fotografia de alimentos, pois elas possuem pouco brilho e, dessa forma, refletem menos luz. Assim como os talheres, repare que alguns são mais espelhados e refletem mais luminosidade do que outros. Dê preferência aos de prata envelhecida, dourado fosco ou cobre.

Existe o que é o ideal. Mas também temos que refletir sobre arte. Fotografia é arte e cada profissional tem o seu jeito de se expressar. Na foto abaixo usei pratos de vidro. Sim, eles tem brilho e refletem luz mas eu quis tentar algo diferente e gostei do resultado final. O que eu estou querendo dizer é que precisamos ser corajosos no ato de criar, tentar e sentir!

  • CUIDADO COM O TAMANHO DAS LOUÇAS

Acredite, as louças parecem bem maiores nas fotos. O uso de peças pequenas e médias disponibiliza fazer composições diversas em uma única cena, como usar mais de uma louça, por exemplo. Quando usamos um prato muito grande, ele rouba todo o cenário, dificultando a inserção de mais elementos para contar a história de maneira mais completa. A maioria dos pratos que uso para fotografar fatias de bolo, por exemplo, são pires de xícaras grandes.

  • E AS ESTAMPAS?

Um prato bonito não significa foto bonita. As estampas devem ser evitadas, a não ser que elas estejam na borda de um prato ou algo muito delicado, quase imperceptível. Caso contrário, ela vai se misturar com a comida, deixando o olhar confuso.

  • ESCOLHA PEÇAS PARA VOCÊ USAR MUITAS VEZES

Menos é mais. Quanto menos peças, menos confuso. Se temos muitas opções, ficamos confusos na hora de escolher e há mais chances de erro. Poucas opções também nos fazem mais criativos, por exemplo, como usar um prato + um bowl como boleira (foto abaixo). Então pense sempre antes de comprar! Eu realmente preciso? Não tenho nada parecido? Vou usar muitas e muitas vezes? Escolha peças que você consiga visualizar em diferentes composições.

  • AS CORES

Cores básicas, como branco, bege, cinza claro, são mais fáceis de se trabalhar, e por isso são melhores aproveitadas, sem dúvida nenhuma. Assim você pode deixar as cores para nossa variedade de frutas, legumes e verduras.

Gosto de usar louças pretas para enaltecer as cores de frutas e legumes crus.

UTENSÍLIOS E OBJETOS QUE AJUDAM NAS COMPOSIÇÕES E SÃO INDISPENSÁVEIS PARA MIM:

  • tábuas para compor uma cena cortando pães, frutas ou até mesmo para criar altura na foto;
  • grades de descanso de bolos para composições de bolos e tortas;
  • vasinhos de vidro para flores;
  • vidros de perfumes antigos para flores ou extrato de baunilha;
  • pegador/colher de sorvete;
  • peneira pequena para açúcar e cacau;
  • talheres de prata envelhecidos;
  • cortador para massa de torta;
  • pincel para tortas;
  • porta-velas;
  • mini tesouras para compor com flores;
  • molheiras para molhos, leite, caldas e até flores;
  • formas antigas para assar.

EXPERIMENTE TAMBÉM COMPOSIÇÕES SEM O USO DE LOUÇAS

Qual história você quer contar? Estou ansiosa para ver as suas criações. Marque meu Instagram (@camilaseraceni) para que eu possa acompanhar o seu trabalho!

error: Conteúdo protegido!