É Cacau / Especial de Páscoa

Política de privacidade e termos de uso. Camila Seraceni 2019 © Todos os direitos reservados.

É Cacau / Especial de Páscoa

É Cacau - um ensaio especial de Páscoa com inspirações na Bahia



Produzi um ensaio fotográfico especial para a Páscoa em homenagem ao cacau. Um fruto colorido e denso, tão bem adaptado ao Nordeste brasileiro. É origem para tantas delicias que desfrutamos em momentos muito especiais.

Neste ensaio, o cacau é o principal ingrediente para todas as fotografias. Acompanhado de minhas histórias, foi a inspiração para a construção das receitas e de todos os cenários.

O tom das imagens é colorido e misterioso, alegre e contido, dia e noite, branco e preto. O clima é de lembranças e imaginações.

Este ensaio de nome “É Cacau” leva o cacau e as cores da Bahia como inspirações. O nome, descontraído e informal, combina com o sorriso de seu povo. As lembranças de minhas visitas à Terra de todos os Santos me trazem alegria. O mar, a areia branca e macia, o colorido da natureza.

As referências de cores – passe a foto para o lado para ver o “moodboard”- foram transpostas para a realidade de tons que compõem o meu estilo, a minha identidade como fotógrafa.

A cor amarela foi mostrada sutilmente e somente nesta fotografia. Um pequeno detalhe em meio à cores que escolhi dar ênfase, estas que frequentemente já fazem parte da minha paleta.

As cores são um ponto forte e presente na composição de todos os cenários. Principalmente o azul. Ah, o céu límpido e estrelado da Bahia!

Toda a minha jornada criativa foi repleta de lembranças de momentos especiais, seja nas cores, nos lugares que visitei, nas pessoas que por lá conheci. Tudo isso, juntamente com o sabor do chocolate que sempre esteve presente em minhas memórias afetivas.

Não tenho dúvidas que o chocolate é fonte de alimento emocional. É conforto, é aconchego.

O cacau foi o ponto de partida para a minha jornada criativa. Depois vieram as pesquisas e fui me encontrar, mentalmente, na Bahia. Através de um moodboard de idéias, cores e texturas, vieram as idéias das receitas.

Os cenários foram construídos com base em todo o storytelling que se formava no processo. E todas as fotografias aconteceram ao redor dessas histórias que foram se materializando aos poucos.

O tecido de lese, usado como toalha, leva a história dos vestidos das baianas e é o foco principal nesta fotografia.

Até essa torta tem história pra contar. Ela foi a primeira receita que fotografei neste ensaio especial de Páscoa, o primeiro cenário que montei. Ela ditou a trilha sonora para todo o ensaio, que foi embalada pela banda The Strokes. A música You Only Live Once foi a mais tocada em meu estúdio.

De sabor cacau com flor de sal, ela mesma já traz o contraste que busquei em todas as fotografias.

Você quer aprender a fazer um ensaio como esse?

A produção de conteúdos fotográficos exige criatividade e um trabalho contínuo de inspirações e planejamento para que diversas historias possam ser contadas através das imagens.

No módulo 2 da minha Mentoria Personalizada Online, vamos produzir um ensaio fotográfico baseado em um storytelling. Você vai aprender, na teoria e na prática, a criar imagens com histórias baseadas em um único ingrediente ou uma única receita. O planejamento e as inspirações são devidamente trabalhados para a escolha adequada de cores, louças, cenários e iluminação. Faça a sua inscrição através do e-mail:  contato@camilaseraceni.com.br

error: Conteúdo protegido!