Torta de Pêras

Política de privacidade e termos de uso. Camila Seraceni 2019 © Todos os direitos reservados.

Torta de Pêras

Torta de Pêras. Feita com ingredientes simples mas com muito carinho e sofisticação



Há algum tempo eu tinha vontade de fazer uma torta assim toda desenhada com tranças. Como eu não utilizo ovos na minha culinária e cozinho pouco com glúten, tentei primeiramente fazer uma massa sem glúten. Mas, pelo menos em meu experimentos até o momento, uma massa assim sem ovos e sem glúten foi impossível.

Então resolvi fazer com farinha de trigo. Até porque eu penso que podemos variar os tipos de farinhas, se você também não tiver problemas digestivos e alérgicos com glúten.

Também pensei que seria uma alternativa simples e mais barata para esse momento de pandemia que estamos vivendo. Importante ter em mente que o consumo de doces e massas deve ser feito com moderação. Então, espero que gostem porque fiz com muito carinho para você!

Massa

Ingredientes

  • 1 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo* + 2 colheres de sopa para espalhar sobre a superfície onde você abrirá a massa
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/2 xícara de chá de óleo de coco sólido*
  • 6 colheres de sopa de água gelada

Modo de fazer

Unte uma forma de torta com fundo falso de 20cm. Em uma vasilha grande, misture a farinha de trigo com o sal. Adicione o óleo de coco, mas corte-o em pedacinhos e espalhe pela vasilha. Misture tudo primeiramente com um garfo e depois com as mãos ate formar uma farinha com estilo de crumble. Acrescente a água, uma colher por vez, misturando tudo com as mãos. Essa mistura deve formar uma massa consistente. Trabalhe a massa com as mãos e faça um formato de bola. Espelhe a farinha de trigo sobre a superfície que você abrirá a massa. Usei uma folha de papel manteiga e espalhei a farinha no papel porque acho mais fácil depois para transferir a massa para a forma. Abra a massa com um rolo e transfira-a para a forma untada. Molde as sobras da massa em formatos de tranças, conforme mostrado nas fotos. Você usará essas tranças para cobrir a torta.

*Você pode substituir a farinha de trigo branca pela farinha de trigo integral, mas provavelmente você terá que acrescentar um pouco mais de água.

*Caso o seu óleo de coco esteja liquido, coloque-o na geladeira até endurecer.

Recheio de Pêras

Ingredientes

  • 2 pêras, com casca
  • 2 colheres de sopa de melado ou agave
  • 1 colher de sopa do açúcar de sua preferência
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • pitada de sal

Modo de fazer

Corte as pêras em pedaços (vide foto) e coloque em uma vasilha tamanho médio. Adicione o melado, o sal, a canela e o açucar. Misture tudo. Coloque esse recheio sobre a base da torta.

Cubra a torta com as tranças de massa. Para substituir o ovo, fiz uma mistura de azeite com agave para pincelar a torta antes de levá-la ao forno. Foi isso que deixou a massa dourada.

Leve em forno pré-aquecido por aproximadamente 25 minutos ou até que a massa esteja dourada.

Bom Apetite!

error: Conteúdo protegido!